Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Por uma Paz Justa no Médio Oriente

A situação na Palestina é de tal forma grave que exige a mais vasta e urgente solidariedade. Neste sentido, um conjunto de ONG's realizam amanhã, dia 27 de Fevereiro, em Bruxelas, às 12:30, uma jornada de solidariedade que têm como principal objectivo o protesto pela continuada incursão ilegal do exército israelita nos territórios sob o controlo da Autoridade Nacional Palestiniana, a detenção virtual do Presidente Yasser Arafat, a execução ilegal de representantes palestinianos, a violação dos mais elementares direitos do povo palestiniano, incluindo a tortura e morte de crianças, e a destruição de infra-estruturas e de outras instalações financiadas pela União Europeia e por outros doadores.

No âmbito desta acção de solidariedade internacional em favor de uma paz justa para o Médio Oriente, uma delegação dos seus promotores irá encontrar-se com o deputado do PCP, Joaquim Miranda, enquanto Presidente da Comissão para o Desenvolvimento e Cooperação, às 14:00, na sala ASP 09G305.

Além dos promotores desta jornada de solidariedade, esta delegação é ainda composta por parlamentares de diferentes partidos políticos palestinianos, organizações não-governamentais, associações diversas e movimentos sindicais oriundos de países como a França, a Bélgica e a Itália que terão também, encontros com o Presidente do PE, com os grupos políticos com representação no PE, com a Comissão dos Assuntos Externos, dos Direitos do Homem, da Segurança Comum e da Política de Defesa, com o Conselho Legislativo Palestiniano, e ainda com a Comissão Europeia e o Conselho.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Parlamento Europeu