Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Por um Sara Ocidental livre, independente e soberano!

Por estes dias, realiza-se no campo de refugiados sarauís de Dajla, o 16º congresso da Frente Polisário, legítimo representante do povo sarauí.

Há 50 anos que este povo trava uma luta heroica contra a ocupação ilegal do seu território pelo reino de Marrocos, impondo no Sara Ocidental a última colonização em África, através de violenta repressão e do encarceramento de activistas que lutam pelo fim da ilegal ocupação da sua pátria!

É preciso pôr fim a esta ocupação, fazendo cumprir o direito internacional, os princípios da carta das Nações Unidas, as relevantes resoluções da ONU e os acordos firmados!

É preciso pôr fim à conivência daqueles que, como a UE ou os EUA, pactuam com o desrespeito dos direitos nacionais do povo sarauí e a ilegal exploração das suas riquezas por parte das autoridades marroquinas.

Daqui expressamos toda a solidariedade com o povo sarauí e a sua causa, pelo direito à autodeterminação, libertação os territórios ocupados e garantir um Sara Ocidental livre, independente e soberano, certos que mais cedo que tarde, o povo sarauí vencerá!

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu