A Ponte Internacional de Quintanilha, sobre o Rio Maças, inserida no troço final do IP4, no Distrito de Bragança (Portugal), encontra-se concluída há mais de um ano.
No entanto, a construção no lado espanhol dos acessos à Ponte Internacional de Quintanilha - pouco mais de dois quilómetros -, com ligação a Zamora, não se encontra concluída, estando suspensa.
Esta obra resulta de um convénio entre os Governos português e espanhol tendo como objectivo ligar o IP4, em Quintanilha (Portugal), à Estrada Nacional nº 122, em San Martin de Pedroso (Espanha), com conclusão prevista para Outubro de 2007.
Incompreensivelmente, estando concluída há mais de um ano, a Ponte Internacional de Quintanilha encontra-se encerrada, não prestando um serviço público que, há décadas, é um anseio das populações destas regiões.
Face à inexistência de uma explicação plausível para a acumulação crescente de atrasos na conclusão desta obra e para que um investimento desta importância continue a marcar passo sem que seja colocado ao serviço das populações, pergunto:
Quais os co-financiamentos comunitários disponibilizados para a construção desta importante infra-estrutura?
Tem informações quanto às razões da não conclusão dos acessos à Ponte Internacional de Quintanilha no lado espanhol?