Intervenção de

Política externa - Intervenção de Jorge Machado na AR

Política externa prosseguida pelo Governo

 

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Fernando Rosas,

Associamo-nos à declaração política do Bloco de Esquerda. A sua pertinência é um facto, sendo verdade que o Governo e José Sócrates se apresentam como aliados dos EUA na guerra do Iraque.

Importa não ter memória curta quanto a esta questão. Como disse, e muito bem, houve no passado moções de censura ao governo PSD/CDS-PP, aquando da Cimeira das Lages, e convém lembrar que o Partido Socialista - este Partido Socialista, que hoje é o principal partido e que encabeça o Governo - apoiou essas moções de censura, numa posição clara e frontal contra a guerra no Iraque.

Agora surge o Sr. Primeiro-Ministro como um dos principais apoiantes da guerra, associando o povo português - distinta lata! - a esse apoio.

Mas, Sr. Deputado Fernando Rosas, além de salientar a questão da subserviência do Primeiro-Ministro face ao presidente George Bush, importa saber se considera que está na altura de retirarmos, de uma vez por todas, os poucos soldados que ainda temos hoje no Iraque, dando um sinal claro à administração Bush e à comunidade internacional - para quem, aliás, esta matéria é quase que consensual - de que não apoiamos esta guerra imperialista dos EUA e que exigimos a retirada imediata dos nossos soldados, numa mensagem clara e frontal de oposição a esta guerra ilegítima e injusta.

 

 

 

  • Assembleia da República
  • Intervenções