Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

O período pós-Primavera Árabe: o rumo a seguir na região do Médio Oriente e do Norte de África

Passados 8 anos sobre a chamada “Primavera Árabe” concluímos que as justas reivindicações destes povos foram instrumentalizadas pelas grandes potências imperialistas.
Estas regiões tornaram-se mais inseguras e instáveis. Ocorreu a intervenção militar na Líbia, a guerra na Síria. O imperialismo provocou uma onda de desestabilização que prossegue e contribuiu para o fortalecimento dos movimentos terroristas, o tráfico de seres humanos e outros fenómenos de crime organizado.
Tais acontecimentos, como a realidade está a demonstrar, não surgem por acaso, antes são parte da estratégia das grandes potências para controlar as reservas energéticas que abundam nestes territórios.
Registamos a ausência de uma visão crítica sobre o papel da UE, NATO e EUA nestas regiões. Condenamos a instrumentalização dos direitos humanos com forma de manter uma inaceitável ingerência neocolonial dos países da UE nestes países e apelamos mais uma vez ao respeito pela legalidade internacional e pela soberania dos povos.

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu