A Vesticom, empresa do vestuário situada em Torres Vedras, Portugal, integrada na multinacional do Reino Unido Coats Viyella Clothing, e que emprega cerca de 300 trabalhadores, anunciou que vai formalizar o despedimento colectivo de todos os trabalhadores, como denunciou, recentemente, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul.
A Vesticom está implantada em Torres Vedras há cerca de 27 anos, e o encerramento da empresa vai originar que a região fique mais pobre, em termos de emprego, aumentando o desemprego e reduzindo a riqueza criada em mais de 1 milhão de contos, o que é tanto mais inadmissível quanto a empresa tinha excelentes trabalhadores, bom equipamento técnico e boa qualidade de produção.
1. Solicito à Comissão que me informe das medidas que pensa tomar para evitar mais este despedimento colectivo de centenas de trabalhadores promovido por uma multinacional.
2. Solicito que me informe se as referidas empresas receberam quaisquer fundos comunitários em Portugal ou no Reino Unido ?