Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Perda de bioversidade

A biodiversidade recua rapidamente e em todos os países da União Europeia numa tendência que dura há várias décadas. Desde 1980, estima-se que as populações de aves comuns em zonas rurais na Europa tenham decrescido de 51%. Valores semelhantes são estimados relativamente às populações de borboletas nos prados desde 1990. As causas para esta perda de biodiversidade nas terras agrícolas são numerosas. Contudo estão já razoavelmente identificadas.

Ao contrário do que seria expectável, muitas destas causas são estimuladas pela actual política agrícola comum, cada vez mais orientada para o mercado e que induz os produtores a privilegiar os incrementos de produtividade e a intensificação dos processos em detrimentos da sustentabilidade ambiental.

Pergunto à Comissão Europeia quais os instrumentos existentes para monitorizar os impactos das Política Agrícola Comum na biodiversidade, contrapondo os efeitos das medidas agroambientais e a tendência para uma crescente intensificação dos processos produtivos motivados pela pressão dos mercados.

>
  • Ambiente
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu