Alex Saab foi ilegalmente detido em Cabo Verde, em junho de 2020, tendo sido posteriormente transferido para os EUA, em Outubro de 2021.
Esta detenção, que dura há mais de 2 anos numa clara violação do direito internacional, constitui mais um exemplo da acção de ingerência, desestabilização, pressão e chantagem dos EUA contra a República Bolivariana da Venezuela e o seu povo.
Uma acção onde também se incluem as sanções ilegais e unilaterais ou o dito “Plano de transição democrática para a Venezuela” promovido pelos EUA, que constituem actos de frontal desrespeito pelos direitos e da soberania do povo venezuelano.
E porque foi detido Alex Saab? Por ser um diplomata que procurava assegurar as condições para o desenvolvimento da Venezuela e para a melhoria das condições de vida dos venezuelanos, que as sanções dos EUA visam condicionar e impedir.
Daqui expressamos a nossa solidariedade para com a Venezuela e o seu povo, que defende a sua soberania e independência, e exigimos a libertação de Alex Saab e o fim da política de ingerência e desestabilização por parte dos EUA.