Declaração de Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Manifestação de protesto, indignação e exigência, organizada pela FENPROF

PCP solidário com a luta dos professores na defesa da escola pública

''

O PCP, através de Jorge Pires da Comissão Política, esteve presente na manifestação organizada pela FENPROF. O PCP considera que são muitas as razões que levam os professores ao protesto. Os professores são alvo do maior despedimento colectivo depois do 25 de Abril. Mais de 20 000 professores estão perante a possibilidade de no final do mês de Julho serem despedidos.

A partir de uma decisão orçamental em que o governo reduziu em mais de 100 milhões de euros à verba destinada ao pagamento de salários dos professores, o Ministro da Educação avança com a revisão curricular, com a constituição dos mega-agrupamentos, com a organização do ano lectivo que visa única e simplesmente a redução do número de professores nas escolas. Com esta redução do número de professores nas escolas é o sistema educativo que perde, é a qualidade do ensino que perde, são os alunos que perdem.

"É por isso que estamos solidários e exigimos que o Governo termine imediatamente com a ofensiva contra a escola e o ensino público, que recuse o cumprimento das orientações do Pacto de Agressão que vão no sentido da desvalorização da escola e do ensino público, que oriente a política de ensino no sentido do desenvolvimento integrado do país. É por isso que estamos a dar o apoio aos professores, é por isso que estamos solidários com a sua luta", concluiu.

• Educação e Ciência
  • Central