Saudação do Comité Central do PCP

PCP saúda XV Congresso da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional

O Comité Central do Partido Comunista Português saúda o XV Congresso da CGTP-IN, a grande central sindical dos trabalhadores portugueses. Saúda os seus órgãos de direcção, os milhares de dirigentes, as dezenas de milhares de delegados sindicais e activistas e através deles os trabalhadores e a sua luta.

Desenvolvendo a sua actividade nos últimos anos marcados pelo aproveitamento do capital de diversos pretextos, da covid-19, à guerra, às sanções e à inflação, para agravar a exploração e pôr em causa direitos, a intervenção da CGTP-IN e do movimento sindical unitário que congrega foi vital para os trabalhadores. A CGTP-IN realiza este seu congresso com uma inigualável actividade ao serviço dos trabalhadores.

Num tempo em que o capitalismo confirma a sua natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora, em que os trabalhadores sentem fortemente a degradação das suas condições de vida e o ataque aos seus direitos, a organização, unidade e luta dos trabalhadores é essencial, a existência e fortalecimento de sindicatos comprometidos com a defesa dos seus interesses de classe é indispensável, o papel da CGTP-IN é fundamental.

No ano em que se assinala o 50.º aniversário da Revolução de Abril, e se releva o papel do movimento operário e sindical na resistência ao fascismo, nas transformações revolucionárias de Abril, na defesa das conquistas alcançadas, o XV Congresso da CGTP-IN assume um importante significado.

Um Congresso que constitui uma poderosa demonstração de confiança, estimulo e afirmação de uma força organizada, influente e mobilizadora, elemento decisivo na luta que continua e se vai desenvolver em defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, contra os perigos de retrocessos e da acção revanchista ao serviço do capital, por uma alternativa política patriótica e de esquerda, pela liberdade, a democracia e os valores de Abril no futuro de Portugal, pela paz, a solidariedade entre os trabalhadores de todos os países, pelo progresso social e uma sociedade livre da exploração capitalista.

Viva o XV Congresso
Vivam os valores de Abril
Viva a CGTP-IN
Vivam os trabalhadores portugueses