O PCP questionou o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, na reunião da Comissão Parlamentar e através de um Requerimento, sobre a situação que se está a verificar com o aumento de portagens a pretexto do aumento do IVA.
Bruno Dias, na reunião da Comissão de Obras Pública, referiu o exemplo concreto do que está a acontecer na Ponte 25 de Abril, com os utentes a serem confrontados com um aumento de 5 cêntimos para os veículos de classe 1, numa portagem que passou de € 1,35 para € 1,40.
Este é um aumento que está claramente acima do valor que poderia ser justificado com a subida de um ponto percentual no IVA, referiu o deputado comunista
No requerimento apresentado pode ler-se que "Tal como o PCP tem vindo a sublinhar, este aumento do IVA já é uma medida em sim mesma profundamente injusta e penalizadora. Mas é ainda mais grave que o Governo se desresponsabilize e permita que esse mesmo aumento do IVA esteja a ser usado como pretexto para aumentos ainda maiores, como se está a verificar até agora."