Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

PCP questiona a Comissão Europeia sobre o Festival Sementes e o Teatro Extremo

O Teatro Extremo é uma companhia de teatro com actividade orientada predominantemente para o público infanto-juvenil e para as famílias, tendo levado à cena, ao longo dos seus dezoito anos de existência, cerca de quatro dezenas de espectáculos.
O Teatro Extremo tem vindo a estabelecer parcerias com diversas companhias, quer a nível europeu, quer com os países de língua oficial portuguesa. Uma dessas parcerias tem tradução prática na realização do Festival “Sementes”, um festival de teatro infanto-juvenil. Decorrendo em Portugal, o evento reúne a participação de companhias de diversos países europeus (como Espanha, França, Itália, Bélgica, Reino Unido, Bulgária e outros).

Entretanto, as políticas ditas de austeridade actualmente em marcha, agravadas em Portugal pela intervenção do FMI e da UE, têm vindo a reduzir significativamente os apoios do Estado à cultura, o que compromete seriamente a actividade de inúmeras companhias. O Teatro Extremo é também afectado por esta realidade.

Em face do exposto, pergunto à Comissão:
1. É o Festival Sementes uma iniciativa susceptível de ser apoiada pelo Programa Cultura (2007-2013)?

2. Que outras possibilidades de acesso a fundos comunitários existem, quer para apoiar especificamente a organização deste Festival, quer para apoiar, em geral, a actividade de companhias teatrais como o Teatro Extremo?

3. Que apoios comunitários existem para apoiar a realização de projectos culturais conjuntoscom os países ACP?

>
  • Cultura
  • PCP
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu