PCP presente no Congresso do Partido Democrático dos Povos (HDP) da Turquia

O PCP esteve presente no terceiro Congresso do Partido Democrático dos Povos (HDP), que teve lugar no passado dia 11 de Fevereiro, em Ancara, Turquia. Cerca de 30 mil pessoas participaram de forma entusiasmada na reunião magna apesar das fortes medidas de segurança que a rodearam, decorrentes do estado de emergência que continua em vigor no país.

A Turquia vive neste momento uma situação política caracterizada por uma grande instabilidade e por profundas contradições, e por uma violenta ofensiva do actual governo contra os direitos democráticos do povo turco através da implementação de medidas repressivas, da militarização da sociedade e da agressão à minoria curda no país.

O Congresso deu destaque aos dirigentes, autarcas e outros militantes deste partido que se encontram detidos nas prisões turcas, sendo que alguns deles fizeram chegar mensagens que foram lidas no Congresso.

O Congresso do HDP analisou a actual situação política na Turquia e traçou os principais prioridades do Partido, apontando a luta pela democracia, pela liberdade, pela justiça, pelos direitos e pela paz. O Congresso elegeu para co-presidentes do HDP, Pervin Buldan, de origem curda, e Sezai Temelli, de origem turca.

A recente ofensiva militar turca em Afrin, na Síria, foi abordada no Congresso, merecendo a viva condenação do HDP. Uma ofensiva que, sublinhe-se, viola a soberania e a integridade territorial da República Árabe Síria.

• Actividade Internacional