Inês Zuber – deputada do PCP ao Parlamento Europeu – e Miguel Maurício – do Secretariado da representação do PCP ao Parlamento Europeu – integram uma delegação do Grupo Unitário de Esquerda/Esquerda Verde Nórdica ao Forúm de São Paulo, que se realiza em Caracas de 2 a 6 de Julho, tendo-se deslocado a Assunção, capital do Paraguai, nos dias 1 e 2 de Julho para expressar a solidariedade ao Presidente Fernando Lugo eleito democraticamente pelo seu povo e deposto num golpe de estado institucional.
Esta delegação teve um encontro com a direcção da Frente GUASU, no qual participou o seu Secretário Geral e deputado ao Parlamento do MERCOSUL - Ricardo Canesse - e deslocou-se à sede nacional da Central Nacional de Trabalhadores, estabelecendo contactos com a direcção da central sindical e encontros com várias organizações sociais e políticas que unanimemente condenaram o golpe que depôs o presidente Fernando Lugo.
A delegação do GUE/NGL deslocou-se posteriormente à sede da televisão pública do Paraguai onde dirigentes e jornalistas desta estação de televisão inteiraram os deputados do GUE/NGL da sua resistência às pressões e ameaças do poder golpista contra a estação de televisão e os seus trabalhadores.
Por fim, os deputados Inês Zuber e Willy Meyer, juntamente com Miguel Maurício, reuniram-se com o Presidente Lugo e os seus colaboradores. No encontro os deputados do PCP e da Esquerda Unida de Espanha comprometeram-se a envidar os seus esforços para que o Parlamento Europeu, à semelhança de estruturas regionais latino-americanas, condene o golpe de estado que na sua opinião visa essencialmente abortar os programas de combate à exclusão social, à pobreza, à desigualdade social e continuar a permitir a acumulação de capital da oligarquia financeira e latifundiária.
O Presidente Lugo agradeceu em nome do povo paraguaio a solidariedade demonstrada com esta deslocação dos deputados do GUE/NGL e afirmou a sua determinação em continuar a trabalhar para a restituição da legalidade democrática e para impedir o retrocesso das conquistas democráticas e sociais no seu país.
No final da sua visita, a delegação participou num acto público organizado pelas forças da resistência contra o golpe de estado onde reiteraram a sua condenação do golpe de estado e a solidariedade com o povo do Paraguai.
Depois desta deslocação ao Paraguai, a deputada Inês Zuber e Miguel Maurício, regressaram a Caracas para participarem nos trabalhos da 18ª Edição do Fórum de São Paulo que encerrarão na sexta-feira dia 6 de Julho.