Representante do PCP : Luis Carapinha, membro da Secção Internacional
Avante Edição N.º 1837, 12-02-2009
Com a presença de cerca de 400 delegados, realizou-se em Istambul, nos passados dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, o 9.º Congresso do Partido Comunista da Turquia (TKP).
Sob o lema de «Ganhar a juventude» e com uma forte presença juvenil, o Congresso debateu a resolução política e aprovou a nova introdução ao Programa partidário e a revisão dos Estatutos, afirmando o horizonte revolucionário do socialismo como alternativa para a Turquia.
Um dos aspectos centrais reiterados foi a denúncia e crítica do processo que o TKP qualifica como «Novo Otomanismo» e que se refere à política levada a cabo pelo Governo do partido AKP de «islamização», destruição das «bases do estado secular» e da sua «dissolução administrativa», linha política que o TKP considera articulada com os objectivos do imperialismo e o plano hegemónico dos EUA de um «Grande Médio Oriente».
No Congresso, foi eleito o Comité Central, de 27 membros, que por sua vez decidiu a composição do Bureau Político e do Conselho Nacional.
No final realizou-se um grande comício, que encheu por completo um moderno pavilhão multiusos de Istambul, no qual foi apresentado o novo secretário-geral do TKP, Erkan Bas.
Estiveram representados 26 partidos entre os quais o PCP, através de Luís Carapinha da Secção Internacional.