Uma delegação do PCP, com a participação do Secretário-geral, esteve presente no Barreiro para uma reunião com a Administração do Hospital de Nossa Senhora do Rosário e um encontro com Organizações Representativas dos Trabalhadores e Comissões de utentes do Hospital.
Nestes encontros o PCP reafirmou que a questão da acessibilidade aos cuidados de saúde é fulcral e só um Serviço Nacional de Saúde, universal, geral e gratuito pode garantir o acesso de todos aos cuidados de saúde, independentemente das condições económicas e sociais.
O PCP considera que é tempo de parar com esta política que tem levado ao encerramento indiscriminado de serviços e valências hospitalares, de centros de saúde e suas extensões, de maternidades, de urgências hospitalares e SAP; que dificulta o acesso; que agrava o pagamento dos custos inerentes às taxas moderadoras e o aumento do preço dos medicamentos; que degrada a qualidade dos serviços prestados principalmente devido à redução do número de trabalhadores por turno e por serviço e pela falta de recursos materiais, desde os mais básicos aos mais complexos.
O PCP considera que é tempo dos portugueses dizerem basta. Basta à política das troikas, levada a cabo pelo governo do PSD/CDS, que está a ter um impacto gravíssimo na saúde dos portugueses. Uma situação que exige um Programa de Emergência para protecção da saúde e da vida dos portugueses.