João Ferreira expressou ainda e em nome do Grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu a solidariedade do grupo parlamentar. Manuel Zelaya agradeceu ao deputado comunista e por sua via ao GUE/NGL as iniciativas que os deputados comunistas e progressistas no Parlamento Europeu têm desenvolvido exigindo a restituição da legalidade constitucional nas Honduras.
Por sua parte, o Presidente hondurenho reiterou a intenção de regressar à sua pátria e realçou o papel do poder económico oligárquico no golpe de estado, tendo defendido a necessidade da prossecução de políticas que garantam uma mais justa redistribuição da riqueza no seu país.
Durante a sua estadia em Manágua João Ferreira teve a oportunidade de realizar contactos e encontros com vários membros do Governo hondurenho, nomeadamente com o Ministro Adjunto de Manuel Zelaya, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e o Ministro da Educação hondurenhos.
O deputado João Ferreira parte hoje, dia 24 de Agosto, para a capital Hondurenha para uma visita de solidariedade com o povo hondurenho, onde se encontrará com as diversas componentes da Frente social e política contra o golpe de Estado nas Honduras.