Tomando a experiência da sua edição em 2020 e do seu funcionamento, reconhecidamente exemplar, a Festa do «Avante!» voltará a ser nos seus três dias o espaço público mais seguro do País para se estar e usufruir. Voltará a ser a prova que é possível garantir a segurança e protecção no plano da saúde e simultaneamente fruir a vida, a cultura e o convívio.
Assim foi em 2020, assim será em 2021 com a confiança acrescida de grande parte da população portuguesa estar já vacinada.
Na preparação da Festa do «Avante!», na sua dimensão política e cultural, procurou respeitar-se na multiplicidade de procedimentos organizativos o conjunto de medidas no quadro das disposições legais em vigor, com base em critérios de exigência conscientemente assumidos.
Nos mais de 30 hectares de recinto totalmente ao ar livre, a Festa do «Avante!» tomará as medidas para garantir a protecção e segurança dos seus visitantes, de artistas e técnicos, de camaradas e amigos que asseguram o funcionamento da Festa:
- disponibilização, em todo o recinto e de forma abundante, de pontos para lavagem das mãos e pontos com álcool gel;
- definição de circuitos de circulação devidamente assinalados;
- recomendação do uso de máscara;
- marcação de circuitos para acesso aos pré-pagamentos e locais de atendimento;
- diminuição da densidade da construção, garantindo que todos os espaços são abertos;
- aumento das áreas de esplanada e a organização das mesas de forma a assegurar o distanciamento;
- definição de lugares nos espaços de espectáculos, com a definição de circuitos de entrada e saída - e o apoio de assistentes de plateia;
- adaptação em todos os restaurantes a serviço de «pegue e leve», para consumo nas esplanadas e sem consumo aos balcões;
- exposições com circuitos lineares e sem cruzamentos;
- reforço das medidas de limpeza e higienização de todos os espaços;
- generalização da utilização dos cartões contactless como meio de pagamento;
- no acesso ao recinto dá-se seguimento à recomendação da DGS para que os visitantes sejam portadores de comprovativo de vacinação, de recuperação de doença e/ou teste negativo;
- a responsabilidade da realização do teste cabe a cada visitante e a organização recomenda que o possa fazer previamente. Será disponibilizada junto da entrada da Quinta do Cabo uma área onde será possível a realização de teste rápido, para quem necessitar, em colaboração com entidade certificada, bem como para a realização de autotestes.
Com este conjunto de medidas estão garantidas as condições de protecção e segurança na realização da Festa e para todos os que nela participam.
O parecer da DGS sobre o plano de contingência da Festa do «Avante!», com uma lotação de 40 mil visitantes, reconhece importância dos objectivos e medidas de protecção sanitárias inscritas no plano de contingência elaborado pela organização da Festa do «Avante!».
Não podemos, ainda assim, deixar de assinalar que o parecer da DGS, sem prejuízo do registo de recomendações que se acolheram, contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que o estabelecido para outras iniciativas e actividades.
A Festa do «Avante!» nos próximos dias 3, 4 e 5 Setembro, na sua 45.ª edição, voltará a ser um acto responsável, organizado com exigência, uma contribuição para a afirmação do bem estar, da saúde e da fruição da vida, um espaço de valorização da arte e da cultura, da liberdade e intervenção política.