O Partido Comunista Português condena firmemente os bombardeamentos que têm sido sistematicamente conduzidos pelos EUA e a Grã-Bretanha no Iraque, em violação frontal da soberania de um Estado independente e da legalidade internacional. Condena particularmente os bombardeamentos realizados no passado dia 16 de Fevereiro nos arredores de Bagdad em que perderam a vida e foram feridos numerosos cidadãos iraquianos, o que constituiu uma afirmação inquietante do curso militarista agressivo que a nova administração norte-americana pretende imprimir à política externa dos EUA.
O PCP chama a atenção para a explosiva situação no Médio Oriente, resultante da brutal repressão por Israel da justa luta do povo palestiniano que o governo de Ariel Sharon se propõe intensificar e que a agressão imperialista no Iraque tende a agravar.
O PCP reclama do governo português uma inequívoca condenação da agressão ao Iraque e apela à continuação da solidariedade para com o povo palestiniano, o povo iraquiano e demais povos árabes vítimas da agressão sionista e imperialista.