Intervenção de Carla Cruz na Assembleia de República

PCP apresenta voto de condenação pela situação na Ucrânia

O PCP apresentou hoje um voto de condenação pela situação que se vive na Ucrânia condenando o golpe de estado levado a cabo pelos sectores mais retrógrados e revanchistas da oligarquia ucraniana, o violento ataque a direitos democráticos e a liberdades fundamentais, nomeadamente os ataques perpetrados contra o Partido Comunista da Ucrânia, expressando a sua solidariedade aos trabalhadores e ao povo ucraniano que aspira à paz e ao bem-estar e progresso social.
___________________________________
(voto n.º 176/XII/3.ª)
Voto relativo aos acontecimentos ocorridos na Ucrânia

Sr. Presidente, Srs. Deputados:

Os recentes desenvolvimentos ocorridos na Ucrânia, que culminaram com a deposição do Governo do Presidente Viktor Yanucovich e que foram conduzidos pelos setores mais reacionários da oligarquia ucraniana, apoiados, de forma aberta, pelas potências imperialistas da NATO, constituem um autêntico golpe de Estado.

A sucessão de acontecimentos ocorridos nos últimos dias é indissociável da escalada de violência e de tensão ocorridas depois de a Ucrânia ter decidido suspender a assinatura do acordo de associação com a União Europeia em novembro de 2013 e incitados por forças ultranacionalistas, neofascistas e xenófobas.

A gravidade da situação que se vive na Ucrânia não se compadece com caracterizações que branqueiem ou ignorem a ação dessas forças.

Os últimos acontecimentos na Ucrânia não estão desligados do profundo descontentamento dos trabalhadores e de amplas camadas da população ucraniana, com a política seguida pelos sucessivos governos, incluindo o do partido do Presidente Yanucovich, que deteriorou a economia e agravou as condições de vida dos trabalhadores e do povo, cuja génese está indelevelmente associada ao processo de restauração do capitalismo naquele país, que foi posto em marcha nas últimas décadas.

Estes acontecimentos, praticados por forças de extrema-direita e de cariz fascista e neonazi constituem uma séria ameaça à democracia, aos direitos e liberdades e à integridade e soberania do país, mediante a imposição, a troco de uma pretensa ajuda externa, de mais medidas gravosas para os trabalhadores e o povo ucraniano, ao mesmo tempo que reativam uma nova vaga de ações antidemocráticas que têm atingido diversas forças, designadamente os militantes, os dirigentes e as sedes do Partido Comunista da Ucrânia.

O PCP reafirma e expressa a sua solidariedade aos trabalhadores e ao povo ucraniano, aos militantes e dirigentes do Partido Comunista ucraniano, que lutam todos os dias pela paz, pelo bem-estar social, pela soberania e pela independência da Ucrânia.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • União Europeia