Declaração de Rita Rato, Deputada, Valorização do trabalho e dos salários

PCP apresenta projecto de resolução para o combate às discriminações salariais, diretas e indirectas

PCP apresenta projecto de resolução para o combate às discriminações salariais, diretas e indirectas

Áudio

Em Portugal, em 1976, resultado da luta geral dos trabalhadores, e das mulheres em particular, é consagrado na Constituição da República Portuguesa o direito a salário igual para trabalho igual.

O atual quadro de recessão económica que emerge das orientações do Pacto de Agressão e o sentido das propostas de alteração da legislação laboral visam a maximização de todos os indicadores que nas últimas décadas marcam a situação de vulnerabilidade, desigualdade e discriminação das mulheres no mundo do trabalho.

Os números da discriminação salarial mostram que o princípio do salário igual para trabalho de igual valor está longe de ser aplicado. A desvalorização do trabalho qualificado das mulheres é diretamente proporcional ao aumento de lucros do patronato.

Esta iniciativa legislativa do PCP representa um contributo na afirmação de que um outro rumo é possível em direção à igualdade entre mulheres e homens, no respeito pela longa luta das mulheres e pela sua vontade como mães, trabalhadoras, cidadãs de pleno direito.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Trabalhadores
  • Assembleia da República
  • Intervenções