Pergunta ao Governo N.º 2040/XII/2

Pagamentos em atraso por parte da ADM

Têm chegado ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP denúncias feitas por beneficiários da ADM que tiveram de suportar integralmente os custos de consultas e exames médicos feitos em clínicas com acordos com a ADM, devido àfalta de pagamentos por parte desta. Em outros casos,devidoà falta desses pagamentos,as clínicas deixaram pura e simplesmente de ter acordos com a ADM. Esta situação, para além de representar uma situação de incumprimento de obrigações por parte do Estado, traduz-se evidentemente em prejuízos muito sériospara os beneficiários que se vêem obrigados a suportar integralmente os custos dos cuidados de saúde de que necessitam ou a prescindir deles, apesar da sua qualidade debeneficiários de um sistema público de acessoà Saúde para o qual contribuiram.
Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicito ao Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, que me informe qual o ponto de situação quanto aos pagamentos devidos pela ADM às entidades com que possui acordos. Concretamente:
1.º Qual o atraso nos pagamentos por parte da ADM?
2.º Qual o montante total de pagamentos em atraso?
3.º Qual o número de entidades que deixaram de ter acordos com a ADM devido a atrasos nos pagamento?
as clínicas deixaram pura e simplesmente de ter acordos com a ADM devido à falta de pagamentos por parte desta entidade.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Saúde