Senhora Presidente, quero sublinhar a importância deste debate e os contributos que dele resultam.
E permitam-me sublinhar um aspeto que me parece absolutamente essencial destacar no fim deste debate que é, de facto, a importância de uma abordagem sistémica às questões da pobreza, de forma global, e, particularmente, articulando diferentes políticas que podem contribuir para uma distribuição mais justa da riqueza.
Porque é, de facto, na desigual distribuição da riqueza que está a origem da pobreza e só atacando esse problema nas suas causas profundas é possível alterar a situação e, particularmente, alcançar este objetivo de erradicação da pobreza.
Senhora Comissária, procurámos construir este relatório, dando o exemplo daquilo que defendemos. Procurámos construir este relatório, ouvindo as pessoas em situação de pobreza, ouvindo os seus problemas, integrando as suas soluções e as propostas e os contributos que deram para a resolução dos seus problemas e procurando ir ao encontro das suas aspirações e dos seus anseios, dando concretização àquilo que são as reivindicações, essas aspirações e esses anseios, do ponto de vista político.
Queria sublinhar os contributos que fomos recolhendo, muito importantes, dos quais apenas posso destacar alguns. Mas queria sublinhar os da Rede Europeia Antipobreza, da Rede Social Europeia, da UNICEF, da Save the Children ou do Relator Especial das Nações Unidas para a Pobreza Extrema, contributos muito importantes que tivemos em conta e que enquadraram o trabalho que fizemos.
E quero agradecer, naturalmente, o contributo que foi dado por todos os relatores‑sombra e pelo Secretariado da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, que foram determinantes para que o trabalho pudesse ser concluído com sucesso nesta fase que, espero, termine amanhã com a aprovação pelo Plenário do Parlamento Europeu, com o apoio alargado deste relatório, esperando que, naturalmente, este relatório possa constituir, de facto, a referência das políticas a concretizar na erradicação da pobreza que a Comissão Europeia terá em conta.







