Uma organização que se fecha em si própria, que se volta para dentro, que não estabelece ou perde a ligação com as massas, está condenada a estio lar, a envelhecer e a morrer sem nada deixar atrás de si. As organizações do Partido para cumprirem a sua missão e para se desenvolverem elas próprias, têm de estar voltadas para fora.” citação do livro, (Partido com Paredes de vidro) que continua a ser um importante instrumento de trabalho para as organizações do Partido.
No XXI Congresso, sobre esta componente do nosso trabalho, aprovamos o seguinte. Passo a citar. “apesar dos avanços verificados, ainda há organizações onde se mantêm bloqueios que impedem a ligação do Partido às massas, o que coloca a necessidade e a urgência de os resolver.” (fim de citação)
A conferência nacional com a palavra de ordem “ tomar a iniciativa” deu uma ajuda muito importante às organizações para ultrapassar estas dificuldades.
E assim camaradas, a partir de um conhecimento mais profundo e alargado da realidade social e política onde desenvolvem a sua actividade as organizações do Partido, encontraram nos salários e outras reivindicações dos trabalhadores, nas áreas da saúde, ensino, transportes e mobilidade, arruamentos, higiene urbana, ambiente, cultura, entre outras, encontraram dizia eu, com a participação e envolvimento dos trabalhadores e das populações, as formas adequadas a cada situação, para dinamizarem a luta pela resolução dos seus problemas e aspirações.
Abaixo assinados, vigílias, concentrações, desfiles, tribunas públicas que muitas vezes se transformaram em tribunais públicos, edições de postais a serem enviados a entidades, businões, cortes de trânsito, marchas lentas e tantas outras formas de luta nas quais as organizações de base do Partido Participaram conseguindo tantas vezes através da luta:
Melhorar as suas condições de vida e de trabalho.
A elevar a consciência social e política.
A sentirem a força transformadora da luta e ganharem confiança para outras lutas.
Descobriram novos e futuros quadros que tanta falta fazem para as muitas tarefas que temos pela frente. A começar pelo necessário reforço de muitas dessas organizações.
Conheceram novas pessoas que estão disponíveis para continuar a trabalhar connosco e alguns, futuros militantes do Partido.
E camaradas muito importante! Com a ligação às massas as organizações de base,
alargaram o prestigio do Partido no meio onde desenvolvem a sua actividade.
Quer isto dizer que resolvemos todas as nossas dificuldades?
Sabemos que não camaradas. Conhecemos todos situações em que,:
Continua a faltar espaço e tempo em organismos do Partido,para abordar os problemas dos trabalhadores e das populações.
Existem ainda situações em que a componente institucional da nossa actividade prevalece sobre a componente da dinamização da luta. E por vezes Camaradas ainda nos falta a audácia e a determinação para tomar a iniciativa e avançarmos nesta componente tão importante da nossa actividade
Sim camaradas. Mas os avanços foram grandes e devem ser motivo de satisfação e elevação da autoestima do nosso grande colectivo partidário.
Camaradas, Vamos então, continuar e tomar a iniciativa.
Alargar a experiência e confiança que temos vindo a acumular.
Vencer as dificuldades identificadas ou outras que surjam.
Levar à prática as diversas orientações que estão em discussão neste nosso congresso e constam do VII capitulo do projecto de resolução.
A experiência do Partido indica-nos de forma clara que foi no trabalho de massas que sempre encontrou a força, a inspiração e a energia revolucionária para resistir, avançar e lutar, lutar sempre com o povo e com a valentia própria de quem é grande, muito grande na forma como defende a causa dos explorados e oprimidos.
A sociedade nova, liberta da exploração, livre e solidária pela qual lutamos, terá de resultar da fantástica força transformadora da luta de massas para alterar consciências e vencer obstáculos. E em primeiro lugar da luta travada no local onde bate com mais força o coração da luta de classes. Na empresa e local de trabalho.
Têm a palavra!!!
As organizações de base do Partido,
Viva o PCP