Intervenção de Armindo Miranda, Comissão Política do Comité Central, XXII Congresso do PCP

As organizações de base na ligação do Partido às massas

Ver vídeo

''

Uma organização que se fecha em si própria, que se volta para dentro, que não estabelece ou perde a ligação com as massas, está condenada a estio lar, a envelhecer e a morrer sem nada deixar atrás de si. As organizações do Partido para cumprirem a sua missão e para se desenvolverem elas próprias, têm de estar voltadas para fora.” citação do livro, (Partido com Paredes de vidro) que continua a ser um importante instrumento de trabalho para as organizações do Partido.

No XXI Congresso, sobre esta componente do nosso trabalho, aprovamos o seguinte. Passo a citar. “apesar dos avanços verificados, ainda há organizações onde se mantêm bloqueios que impedem a ligação do Partido às massas, o que coloca a necessidade e a urgência de os resolver.” (fim de citação)

A conferência nacional com a palavra de ordem “ tomar a iniciativa” deu uma ajuda muito importante às organizações para ultrapassar estas dificuldades.

E assim camaradas, a partir de um conhecimento mais profundo e alargado da realidade social e política onde desenvolvem a sua actividade as organizações do Partido, encontraram nos salários e outras reivindicações dos trabalhadores, nas áreas da saúde, ensino, transportes e mobilidade, arruamentos, higiene urbana, ambiente, cultura, entre outras, encontraram dizia eu, com a participação e envolvimento dos trabalhadores e das populações, as formas adequadas a cada situação, para dinamizarem a luta pela resolução dos seus problemas e aspirações.

Abaixo assinados, vigílias, concentrações, desfiles, tribunas públicas que muitas vezes se transformaram em tribunais públicos, edições de postais a serem enviados a entidades, businões, cortes de trânsito, marchas lentas e tantas outras formas de luta nas quais as organizações de base do Partido Participaram conseguindo tantas vezes através da luta:
Melhorar as suas condições de vida e de trabalho.

A elevar a consciência social e política.

A sentirem a força transformadora da luta e ganharem confiança para outras lutas.

Descobriram novos e futuros quadros que tanta falta fazem para as muitas tarefas que temos pela frente. A começar pelo necessário reforço de muitas dessas organizações.

Conheceram novas pessoas que estão disponíveis para continuar a trabalhar connosco e alguns, futuros militantes do Partido.

E camaradas muito importante! Com a ligação às massas as organizações de base,
alargaram o prestigio do Partido no meio onde desenvolvem a sua actividade.

Quer isto dizer que resolvemos todas as nossas dificuldades?

Sabemos que não camaradas. Conhecemos todos situações em que,:
Continua a faltar espaço e tempo em organismos do Partido,para abordar os problemas dos trabalhadores e das populações.

Existem ainda situações em que a componente institucional da nossa actividade prevalece sobre a componente da dinamização da luta. E por vezes Camaradas ainda nos falta a audácia e a determinação para tomar a iniciativa e avançarmos nesta componente tão importante da nossa actividade

Sim camaradas. Mas os avanços foram grandes e devem ser motivo de satisfação e elevação da autoestima do nosso grande colectivo partidário.

Camaradas, Vamos então, continuar e tomar a iniciativa.

Alargar a experiência e confiança que temos vindo a acumular.

Vencer as dificuldades identificadas ou outras que surjam.

Levar à prática as diversas orientações que estão em discussão neste nosso congresso e constam do VII capitulo do projecto de resolução.

A experiência do Partido indica-nos de forma clara que foi no trabalho de massas que sempre encontrou a força, a inspiração e a energia revolucionária para resistir, avançar e lutar, lutar sempre com o povo e com a valentia própria de quem é grande, muito grande na forma como defende a causa dos explorados e oprimidos.

A sociedade nova, liberta da exploração, livre e solidária pela qual lutamos, terá de resultar da fantástica força transformadora da luta de massas para alterar consciências e vencer obstáculos. E em primeiro lugar da luta travada no local onde bate com mais força o coração da luta de classes. Na empresa e local de trabalho.

Têm a palavra!!!
As organizações de base do Partido,
Viva o PCP