Intervenção de Bruno Dias na Assembleia de República

Propostas do PCP para Mais e Melhores Transportes Públicos

Ver vídeo

''

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores membros do Governo,

As propostas do PCP representam medidas concretas para avançar com respostas e soluções para mais e melhores transportes públicos.

Propomos o reforço da verba destinada à redução tarifária nos transportes, para garantir que não há desinvestimento do poder central nesta medida cujo alcance e importância estão mais do que demonstrados – e para garantir também que há respostas mais eficazes nas ligações intermodais e inter-regionais.

Propomos o reforço de verba no programa de “densificação e reforço da oferta de transporte público”, garantindo meios mais adequados à intervenção nesta matéria, colocando como objetivo concreto a reposição da oferta de transporte às populações.

Propomos que se avance desde já com as medidas necessárias para adquirir novos comboios que são indispensáveis para a CP, quer no serviço de longo curso quer nas ligações suburbanas, onde é urgente o investimento em material circulante.

E onde propomos também que se aprove, para os trabalhadores ferroviários que a CP precisa de chamar ao serviço, a plena salvaguarda dos seus direitos.

Propomos que não haja cortes orçamentais e que sejam repostas as verbas previstas no Orçamento anterior para o financiamento da atividade operacional das empresas de transportes, nomeadamente onde o problema se coloca: Transtejo, Soflusa e Metropolitano de Lisboa.

Senhores Deputados,

Ao longo dos anos foram apelidando de utópicas, irrealistas, irresponsáveis!, as propostas do PCP que hoje estão em vigor e que se tornaram realidade para as populações! Por isso nunca esquecemos que vale a pena lutar para que o País avance. E contribuímos com propostas concretas que colocamos à votação neste Orçamento.

  • Orçamento do Estado 2020
  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções
  • Orçamento de Estado 2020
  • Transportes