Intervenção

Nicarágua

Este é um lamentável debate sobre uma falsa urgência que só descredibiliza o Parlamento Europeu.

Urgente, era debater aqui a recente tragédia provocada pelo furação Ida na sua passagem por El Salvador, no início de Novembro, que provocou mais de 200 mortos e desaparecidos, destruiu infra-estruturas e equipamentos essenciais, designadamente nas áreas da saúde, educação, água e saneamento, agravando a pobreza no país.

Urgente, era estar aqui a discutir a disponibilização de fundos extraordinários e a reorientação de fundos disponíveis da União Europeia para a situação de emergência e para iniciar o plano de reconstrução e redução de riscos e apoiar a população de El Salvador.

Urgente, era ter condenado neste Parlamento Europeu o golpe de estado militar nas Honduras e ter exigido a restituição do poder ao Presidente Zelaya legalmente eleito pelo povo hondurenho. Ou exigir o respeito pelos direitos fundamentais das populações do Sarah Ocidental.

Lamentavelmente nada disto foi possível por causa da oposição do PPE. Assim, não vamos colaborar nesta falsa urgência que é uma vergonha para o Parlamento Europeu.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu