Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Negociações sobre o Acordo de Associação entre a UE e a Arménia

O mandato para as negociações de um Acordo de Associação com a Arménia é um enumerado de pontos inaceitáveis para um texto que não é apenas de aberta ingerência nos assuntos internos deste país - e já seria muito -, como visa, a exemplo da larga maioria dos acordos com países terceiros onde a UE tem interesses, a celebração de uma Zona de Comércio Livre. É ainda e sempre a insistência na criação de condições para uma maior exploração do trabalho, a abertura de mercados e a colonização de países e dos seus dos recursos naturais.

Referem-se à Carta da ONU e à Ata final de Helsínquia como se as respeitassem, mas o que fazem é apenas utilizar as partes que servem os interesses que a UE persegue na região, secundarizando ou marginalizando os aspectos que não lhe servem, nomeadamente a não intervenção nos assuntos internos dos países, o respeito pela sua soberania, o respeito do direito internacional e a inviolabilidade das fronteiras. Em vez de contribuírem para a resolução do conflito entre a Arménia e o Azerbaijão sobre Nagorno-Karabakh, abrem caminho a uma maior fragmentação da região com o apoio implícito à sua independência, criando factores de acrescida instabilidade e perigo para a região.

• União Europeia
  • Declarações de Voto