Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Negociações Comerciais entre a UE e o Mercosul

O Parlamento visa, com esta resolução, pressionar as partes para avanços no âmbito do acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul.
Este acordo integra-se na ofensiva de abertura dos mercados à concorrência a nível mundial. A resolução tece, assim, duras criticas aos países do Mercosul que aplicaram medidas consideradas proteccionistas a nível comercial e de investimentos, dirigindo-se particularmente à Argentina.
Estes países estão hoje a corrigir as políticas neoliberais que os levaram ao desastre económico e social - as mesmas que estão a ser levadas a cabo na Europa, com os resultados conhecidos.
Com esta resolução, o Parlamento procura introduzir nestes acordos todos os sectores, nomeadamente o acesso ao mercado sobre bens, serviços, investimentos.
O livre comércio que aqui defendem é o "proteccionismo" dos ricos e poderosos, que ameaça a soberania dos povos sobre os seus recursos e sobre as opções quanto ao caminho para o seu desenvolvimento.
Votámos contra. Em defesa dos trabalhadores, dos agricultores, dos pequenos e médios empresários, dos dois lados do Atlântico. Contra os interesses do grande capital, das multinacionais, afinal de contas, os beneficiários do livre comércio.

  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu