Pergunta ao Governo N.º 382/XII/3

Necessidade urgente de conclusão das obras da Ecola Secundária de Anadia

Necessidade urgente de conclusão das obras da Ecola Secundária de Anadia

O PCP teve conhecimento da falta de condições materiais da Escola Secundária de Anadia (ESA) através de um comunicado da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Anadia.
Já a 15 de Janeiro de 2013 o PCP dirigiu ao Ministério da Educação e Ciência a pergunta n.º 896/XII/2ª, solicitando esclarecimentos relativos a prazos de reavaliação do projeto, prazos de concretização e avaliação dos impactos de reavaliação dos projetos vai ter na Escola Secundária de Anadia. A esta pergunta o Ministério da Educação e Ciência não deu qualquer
resposta. Dirigimos por isso nova pergunta, reiterando a necessidade de obter cabal esclarecimento.
O edifício principal da ESA, atual bloco A, data de 1948 tendo a escola sofrido obras de apliação em 1986, atual bloco B.
Devido ao estado de degradação das instalações da ESA, designadamente o Bloco B, a escola foi alvo de sucessivas vistorias e em maio de 2008 passa a integrar a listagem das escolas a serem intervencionadas pela Parque Escolar EPE na fase 3.
Como se pode confirmar no sítio da Parque Escolar EPE (http://www.parqueescolar.
pt/docs/escolas/caracteristicas/146-3010.pdf), de acordo com o projeto, a ESA teria capacidade para 76 turmas e as obras decorreriam entre 2009 e 2010.
O anterior Governo PS assumiu o compromisso de iniciar as obras no último trimestre de 2010, com prazo de execução previsto de 12 a 14 meses, e de data prevista de entrada em funcionamento das novas instalações no último trimestre de 2011.
As obras tiveram início a março de 2010 e a março de 2011 a obra foi suspensa, situação que se mantém à data. A obra terá já tido um investimento de 4 milhões de euros.
Esta situação é inaceitável e coloca em causa as condições materiais adequadas ao funcionamento das atividades letivas e não letivas e condiciona as condições de aprendizagem dos alunos. O Governo PSD/CDS mantem em dezenas de escolas uma situação semelhante de suspensão de obras iniciadas pela empresa Parque Escolar EPE.
O PCP desde a primeira hora manifestou total oposição ao modelo de privatização e empresarialização da requalificação das escolas através da Parque Escolar E.P.E, denunciou em muitos casos a desadequação e custo elevado de alguns dos projetos e dos materiais utilizados, exigiu a transparência na escolha dos gabinetes de arquitetura e dos projetistas, e propôs por diversas vezes a extinção da empresa e retorno de todas as competências ao Ministério da Educação.
Ora, os erros do passado não podem colocar em causa a necessidade urgente de requalificação de largas dezenas de escolas. O PCP considera da maior gravidade a decisão de suspensão das obras com impacto grave no funcionamento das escolas e na vida de todos os membros da comunidade escolar, e por isso considera urgente a conclusão das obras na Escola Secundária de Anadia.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que, por intermédio do Ministério da Educação e Ciência nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Que medidas vai o Governo tomar para resolver o problema da suspensão das obras na Escola Secundária de Anadia?
2.Está prevista a retoma das obras nesta Escola no ano letivo 2013/2014? Se sim, qual a data de retoma e o prazo de conclusão da obra?
3.O investimento já realizado 4 milhões de euros coloca a ESA como escola prioritária na lista de conclusões?
4.Que medidas vai tomar para minimizar os constrangimentos causados junto da comunidade escolar?

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República