Um dos museus mais originais, mais atrativos e frequentados da cidade do Porto, o Museu do Carro Elétrico, foi encerrado há relativamente pouco tempo e foram também desativadas as paragens da histórica linha 18 do elétrico pela falta de guarda-freios.
O elétrico é um dos transportes prioritários do Porto, com larga tradição na cidade e fator de atração turística, sendo compatível com a circulação rodoviária e constituindo um meio de transporte não poluente, que pode reduzir custos energéticos e de combustíveis.
O elétrico tem ainda a vantagem de não ser necessário fazer grandes investimentos para ativar a circulação dos veículos, dado existirem os elétricos, cerca de 30, que podiam estar a ser utilizados com ligeiras adaptações.
Mais recentemente, o PCP questionou quer a administração da STCP quer o Ministério não obtendo qualquer resposta.
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto a este Ministério da Economia o seguinte:
1.º- Para quando prevê este Ministério a reabertura e redinamização do Museu do Carro Eléctrico?
2.º Para quando a reativação das linhas históricas neste momento desativadas e que além de prestar um serviço público podem ter um levado potencial turístico?