Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização - Candidatura Nokia Salo - Finlândia

Estamos a falar de 9.536 trabalhadores que ficaram sem trabalho, que viram as suas vidas suspensas de um momento para o outro. A UE está a mobilizar 24.272.840 euros, numa tentativa de minimizar os estragos causados pelas políticas de destruição do aparelho produtivo e dos serviços sociais prestados aos cidadãos mais carenciados. Como temos afirmado, esta não é a solução que os trabalhadores exigem. É apenas o paliativo. Também serve para que a UE possa dizer que "lamenta a escalada incontrolável do desemprego".

Estamos a analisar dois processos de mobilização do FEG como resultado do despedimento colectivo na Nokia. Despedimento que é o resultado de uma decisão empresarial da NOKIA que decidiu deslocar os seus locais de produção para a Ásia e reduzir o número de postos de trabalho a nível global em 17.000 trabalhadores até ao final de 2013.

Eis um exemplo claro da procura desenfreada do lucro mais fácil e mais rápido: perante dados estatísticos que mostram uma diminuição de 2% das vendas de serviços móveis e de aparelhos na Europa e do crescimento na China e na América Latina, muda-se a "casa", indiferentes ao sofrimento dos trabalhadores no desemprego e das suas famílias e aos sonhos adiados.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu