Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Mobilização do fundo de ajustamento à mobilização

Embora mantenhamos a nossa posição crítica relativamente ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, por considerarmos que seria mais importante ter tomado medidas de prevenção do desemprego visando evitá-lo, votámos favoravelmente a mobilização do referido Fundo para prestar assistência adicional aos trabalhadores afectados pelas consequências de reestruturação de empresas ou da liberalização do comércio internacional.

Neste caso trata-se da mobilização de cerca de 16 milhões de euros a favor da Suécia, da Áustria e nos Países Baixos, a fim de prestar assistência a trabalhadores despedidos, respectivamente, nos sectores automóvel e da construção civil.

Trata-se da quinta mobilização do Fundo em 2009, o que perfaz um valor global de 53 milhões de euros de verbas utilizadas dos 500 milhões previstos. Não deixa de ser sintomático que, num período de grave crise social apenas se tenham utilizado pouco mais de dez por cento das verbas previstas, o que, só por si, demonstra a necessidade de, no mínimo, rever a regulamentação do referido Fundo.

• União Europeia
  • Declarações de Voto