Esta mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização é feita a favor da Alemanha, a fim de apoiar a reintegração no mercado de trabalho de trabalhadores despedidos e refere‑se à mobilização de um montante total de 4 347 868 EUR. A candidatura reporta-se a 778 despedimentos, todos potenciais beneficiários de assistência, em 5 empresas da divisão 29, na Alemanha, no período de referência de nove meses de 1 de Março de 2010 a 1 Dezembro 2010.
A candidatura, processo FEG/2011/003 DE/Arnsberg e Düsseldorf automotive, Alemanha, foi apresentada à Comissão em 9 de Fevereiro de 2011 e complementada com informações adicionais até 28 de Abril de 2011.
Quando apreciámos esta proposta no Grupo de Trabalho da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, de que faço parte, sublinhei a injustiça desta mobilização a favor da Alemanha, envolvendo 4,3 milhões de euros quando comparada com a mobilização para Portugal de 1,4 milhões de euros para uma situação semelhante dos trabalhadores despedidos da Rodhe.
Por isso, embora votando favoravelmente os dois casos para não prejudicar os trabalhadores envolvidos, mas mais uma vez alertamos para os critérios profundamente injustos deste FEG.