Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mobilização do FEAG - candidatura Saab-Suécia

Estamos a analisar a mobilização do FEG para despedimentos na empresa Saab Automobile SA, numa das suas empresas subsidiárias e em 16 das suas empresas fornecedoras. Estamos perante o despedimento de 3.748 trabalhadores, a mobilização da quantia de 5.454.560 euros, despedimento que gerou um aumento de 20% do desemprego na região de Trollhattan.

Como já vem sendo hábito, a justificação para mais este atentado ao direito ao trabalho, reside, por um lado, nas mudanças estruturais importantes nos padrões do comércio mundial e, por outro, no decréscimo das unidades produzidas na União Europeia, que passa para 26% da produção mundial em 2011, quando em 2005 representava 34,1%.
Quando se baixam salários, promove-se o desemprego em grande escala, promove-se o emprego precário, destroem-se os serviços públicos, é este o resultado: o mercado interno contrai-se como resultado do sentimento de insegurança relativamente ao futuro.

Estes Fundos "legitimam" a política de despedimentos e apoiam os empregadores nessa decisão. O que os trabalhadores necessitam é da aplicação de políticas de investimento que criem e mantenham postos de trabalho com direitos.

Apenas a ruptura com as políticas que estão a ser seguidas pela UE será capaz de travar este caminho de desastre social e económico.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu