O Centro de Saúde de Gulpilhares foi construído há dezenas de anos, fruto das lutas populares desenvolvidas pelos moradores da freguesia, que identificaram a existência deste equipamento como um direito seu e fundamental na resposta às necessidades da população.
Este Centro de Saúde foi, há algum tempo, transformado numa Unidade de Saúde Familiar.
Atualmente os meios humanos e materiais são escassos para responder atempadamente às necessidades dos utentes deste serviço público.
Considerando que a freguesia de Gulpilhares foi extinta, tendo formado uma nova autarquia com Valadares (União das Freguesias de Gulpilhares e Valadares), e sabendo da lógica inerente à extinção das freguesias é a eliminação de serviços públicos de proximidade, existe o receio, entre as populações, que esta Unidade de Saúde Familiar venha a encerrar. Tal seria um
inaceitável ataque aos Serviços Públicos e ao direito à Saúde, prejudicando ainda mais a população da freguesia, principalmente os mais idosos.
Considerando o exposto e a história de luta pela construção deste equipamento de saúde, e com base nos termos regimentais e constitucionais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1.Tem o Governo intenção de encerrar a Unidade de Saúde Familiar de Gulpilhares?
2.Reconhece o Governo que o edifício onde esta unidade se encontra instalada necessita de obras de reabilitação? Quando serão realizadas essas obras?
3.Irá o Governo dotar esta unidade de mais meios humanos e materiais adequados às suas necessidades?
Pergunta ao Governo N.º 936/XII/3.ª
Melhoria dos cuidados de saúde na freguesia de Gulpilhares (Vila Nova de Gaia)
