Os deputados do Partido Comunista Português no Parlamento Europeu (PE), sempre conscientes e atentos aos problemas que afectam o país real, alertam para a crise que o sector suíno da União Europeia, e nomeadamente em Portugal, atravessa desde há algum tempo. Este alerta vem na sequência de uma audição realizada hoje, no PE, mais concretamente na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, sobre "Meios para combater a crise no Sector Suíno", e na qual a deputada comunista Ilda Figueiredo esteve presente e interveio.
Para a deputada, este "debate demonstrou a necessidade de uma revisão da actual Organização Comum de Mercado (OCM), que não serve os interesses dos agricultores, mas sim da agro-indústria. A proposta agora apresentada pela Comissão Europeia de criação de um fundo de solidariedade feito totalmente à custa dos produtores, ou seja, sem nenhuma comparticipação comunitária, não resolve nenhum problema de fundo".
A mesma deputada referiu ainda, como ponto positivo desta troca de ideias, o facto de "a Comissão Europeia assumir a gravidade da situação e as crises do sector nos últimos três anos", mas não deixa de reconhecer ao mesmo tempo, que "é lamentável que a CE não avance com medidas de fundo que tenham em devida conta a agricultura familiar, a multifuncionalidade da agricultura e a segurança alimentar".
Desta forma, a deputada Ilda Figueiredo interrogou a Comissão Europeia sobre as medidas a tomar para que se inverta a situação de crise no sector e propôs que se avance com uma revisão profunda da OCM cujos objectivos sejam, fundamentalmente, a garantia de um preço remunerador à produção campesina com comparticipação comunitária, a defesa das pequenas e médias explorações que são a base essencial do abastecimento local, assim, como, a defesa da qualidade da carne suína, um maior controlo da produção das grandes explorações e a defesa e protecção do ambiente.
Lembramos, mais uma vez, a grave situação que este sector tem vivido, ao qual os deputados do PCP no PE não ficaram indiferentes, uma vez que é um problema que afecta não só os suinicultores, mas a generalidade da agricultura e, portanto, o nosso país.