Pergunta ao Governo N.º 3272/XI/1

Manutenção dos serviços do Centro de Saúde de Gouveia

O Centro de Saúde de Gouveia desempenha um papel essencial na prestação de cuidados de saúde à população naquele concelho e não só. Trata-se de uma unidade que já teve até serviço de internamento, mas que se encontra nitidamente ameaçada na sua capacidade de manter e melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde primários.
Em concreto existem incertezas em relação à questão da manutenção do funcionamento do SAP, aliás no quadro de uma política de restrição sistemática em relação a este tipo de serviços. Por outro lado subsistem dúvidas em relação à continuação do funcionamento do serviço de Raio-X, indispensável para resolver de imediato e no próprio centro de saúde, muitas situações agudas e de emergência, sem deslocação a um Hospital. Da mesma forma pode estar ameaçado o funcionamento das extensões de saúde desta unidade.
A política de sucessiva concentração de serviços, de restrição do seu funcionamento e a carência crescente de recursos humanos, designadamente médicos de família, legitima os receios que a população sente sobre o funcionamento do Centro de Saúde de Gouveia, e dos seus vários serviços.

Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Exa., à Senhora Ministra da Saúde, resposta às seguintes perguntas:

- Garante o Ministério da Saúde a manutenção do funcionamento, em condições adequadas, do SAP;

- Garante o Ministério da Saúde a manutenção do funcionamento do serviço de Raio-X;

- Garante o Ministério da Saúde a manutenção em funcionamento das extensões de saúde actualmente existentes no Centro de Saúde de Gouveia.

• Saúde
  • Perguntas ao Governo