Pergunta Escrita de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

Linha ferroviária do Sado, em Portugal - Pergunta escrita de Pedro Guerreiro no PE

Em recente deslocação à Linha do Sado - linha de transporte
ferroviário no Distrito de Setúbal -, tive oportunidade de participar
num encontro com as Comissões de Utentes da Linha do Sado, de Pinhal
Novo e dos Transportes do Barreiro, com representantes do Sindicato
Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, da Comissão de
Trabalhadores e da Sub-Comissão de Trabalhadores da CP e com autarcas
das Câmaras Municipais do Barreiro, Moita, Palmela e Setúbal, das
Juntas de Freguesia do Pinhal Novo e do Sado, assim como com o Conselho
Directivo do Instituto Politécnico de Setúbal e a respectiva Associação
de Estudantes.

Neste encontro foi sublinhada a importância desta
linha ferroviária para o desenvolvimento da região e para a garantia do
transporte público ferroviário de passageiros, não só na Peninsula de
Setúbal, como na ligação a Lisboa, ao Litoral Alentejano e ao Algarve.

Assim
como foi reafirmada a necessidade de finalizar a electrificação da
linha (num troço com cerca de 16 Km) - tanto mais que existe material
circulante disponível para ser utilizado - e de melhorar o conjunto de
infraestruturas (estações, parques de estacionamento, passagens
desniveladas, entre outras) que lhe dão suporte. Conjunto de medidas há
muito reindivicadas pelas populações e autarquias, cuja concretização
foi sendo sucessivamente adiada ao longo dos últimos anos.

Pelo que pergunto à Comissão:

- Que pedidos de financiamento comunitário foram solicitados para a melhoria e electrificação da Linha do Sado?

-
Que instrumentos financeiros comunitários poderão ser utilizados para
apoiar a concretização destas aspirações das populações?

Resposta 

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