Intervenção de António Filipe na Assembleia de República

As jornadas parlamentares do Grupo Parlamentar do CDS-PP, realizadas no Funchal, sob o tema «Saber poupar para poder crescer, fazendo justiça social para os que mais precisam»

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Nuno Magalhães,
Depois de o CDS ter realizado as suas jornadas parlamentares na Região Autónoma da Madeira, quando o Sr. Deputado subiu à Tribuna, eu estava numa grande expectativa para saber se o Sr. Deputado ia ser aqui o porta-voz da oposição na Madeira ou se ia ser o porta-voz da coligação continental. De facto, foi mais o porta-voz da coligação continental!… De facto, foi!!
Para o CDS, o PSD funciona como o exemplo que vou referir: há um célebre clássico do cinema, O Médico e o Monstro, que tinha uma personagem com dupla personalidade, o Dr. Jekill, que era uma jóia de pessoa, um médico exemplar e depois o monstro, o Mr. Hyde, que era um terrível
facínora.
O que acontece é que o CDS, na Madeira, é o monstro, mas no continente é o Dr. Jekill. No continente o PSD é um partido que funciona como um verdadeiro mago das finanças, mais «tróiquista» do que a tróica, enquanto na Madeira, o mesmo PSD é um perdulário, um esbanjador, que leva o País à bancarrota.
Nesta atitude que vemos no CDS em relação ao PSD, o problema acaba também por ser o próprio CDS, que tem umas posições na Madeira, mas que depois, relativamente às mesmas questões, aqui, na Assembleia da República, tem posições completamente diferentes, pelo menos em nome da coligação continental. Senão, Sr. Deputado, dentro de dias vamos ter a oportunidade de discutir e votar, aqui na Assembleia, um conjunto de propostas legislativas que vêm da Região Autónoma da Madeira, que foram lá aprovadas por unanimidade, com o voto do CDS. Lembro-me, por exemplo, da proposta de lei da criação de um complemento de pensão na Região Autónoma da Madeira, que foi lá aprovada por unanimidade e gostaria que o Sr. Deputado, se fosse possível, nos pudesse habilitar, desde já, com a informação sobre aquela que vai ser a posição de voto do CDS nesta Assembleia da República. Na Madeira sabemos que votou a favor. Estamos com muita expectativa para saber como o CDS vai votar, dentro de dias, essas propostas de lei. Se o Sr. Deputado nos quiser esclarecer desde já, muito agradecemos.

• Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Intervenções