Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Jornada Nacional de esclarecimento e protesto contra os novos cortes nos apoios sociais

Jornada Nacional de esclarecimento e protesto  contra os novos cortes nos apoios sociais

Contras os cortes no subsídio de doença, acção social escolar, abono de família, rendimento social de inserção, complemento solidário para idosos e muitos outros apoios sociais, o PCP está hoje na rua em protesto. Numa campanha que denuncia estas medidas inaceitáveis do Governo PS e do PSD e exigir uma política alternativa que rompa com este caminho de desastre social.

A partir do próximo dia 1 de Agosto entrarão em vigor os novos critérios que determinam o acesso aos diferentes apoios sociais – subsídio de doença e de aleitação, apoio social escolar, abono de família, rendimento social de inserção, apoio à habitação, complemento solidário para idosos, entre outros – e que implicam um violento corte nos valores e na amplitude deste conjunto de direitos.

O PCP realizará amanhã em vários pontos do país, uma Jornada Nacional de esclarecimento e protesto contra os novos cortes nos apoios sociais, acção de protesto e luta que será marcada por dezenas de acções de rua, de esclarecimento, mobilização e protesto contra a actual ofensiva e, simultâneamente, de afirmação de uma política alternativa.

Num momento em que se agravam as dificuldades dos portugueses, à aplicação destes novos cortes nos apoios e prestações sociais, juntam-se outras medidas profundamente injustas como o roubo nos salários e pensões, o aumento do IRS, o aumento de preços (por via do IVA), o encerramento de serviços públicos e as privatizações.

A necessidade de travar a política do PS, PSD e CDS face à gravidade de todas estas medidas, exige a indignação, o protesto e a luta que concretizem uma ruptura e uma mudança na vida política nacional. Pela valorização e desenvolvimento dos apoios e prestações sociais, pelo aumento dos salários e das pensões, por mais justiça e melhores condições de vida.