Intervenção de

Interven??o do deputado<br />Debate sobre o Conselho Extraordinário de Lisboa

Sr. Presidente, Sr. Primeiro Ministro e Presidente do Conselho A situação social que se verifica na generalidade dos Estados-membros é de molde a suscitar legítimas preocupações. A taxa de desemprego mantém-se a níveis bastante elevados (quase 10%); agrava-se permanentemente o desemprego de longa duração (quase metade do desemprego total); e são extremamente baixos os níveis de emprego (que, em média, não ultrapassam os 61% e que, no respeitante às mulheres, não vai mesmo além dos 51%). Elementos estes que são ainda acompanhados e agravados com a crescente precarização do emprego. E que dão nota, em definitivo, duma situação social que atinge de forma particular as mulheres os jovens e que é marcada de forma dramática pelos cerca de 50 milhões de excluídos. Em vésperas do Conselho Extraordinário dedicado a esta problemática a questão fundamental que se põe, por isso, é a de saber se existe, ou não, vontade política para alterar uma tal situação. Ou se, pelo contrário, estamos, tão só, perante mais uma iniciativa sem consequências, a qual se somará a sucessivas estratégias, planos e cimeiras já dedicadas no passado ao tema e dos quais nenhuma alteração de fundo resultou. É nossa opinião que não só é necessário alterar este estado de coisas, como é possível fazê-lo. Necessário, porque o emprego e o emprego de qualidade e com direitos constitui um direito fundamental da pessoa humana. Possível, se forem atacadas as suas verdadeiras causas. As quais são indissociáveis da deriva neo-liberal que vem marcando as orientações fundamentais adoptadas nomeadamente no domínio macro-económico, que tem expoentes na prioridade concedida ao Pacto de Estabilidade e aos critérios de convergência nominal e, consequentemente, na secundarização da coesão económica e social, esta geralmente acompanhada da completa desregulamentação laboral, do incentivo às privatizações, às fusões e às deslocalizações - em regra geradoras de desemprego - mas também a uma política orçamental profundamente restritiva, nos planos comunitário e nacional. De tal forma que assistimos hoje a uma manifesta consolidação do núcleo essencial das orientações tatcherianas - ainda que adocicadas com medidas de carácter assistencial - e se já não por força de apregoados princípios conservadores, agora com o argumento de um pretenso pragmatismo globalizador e em nome duma endeusada competitividade. Não basta por isso o apelo à coordenação das políticas sociais ou a insistência pomposa na sociedade de inovação e do conhecimento ou nas tecnologias de informação. É indispensável abandonar aquela perspectiva monetarista e anti-social e colocar definitivamente a pessoa humana no vértice das prioridades e das políticas. O meu Grupo - que dá particular importância às questões sociais - e tendo em conta a realização do próximo Conselho Extraordinário, reuniu na passada semana em Lisboa, exactamente com o objectivo de analisar e debater essa problemática Tivemos aí ocasião de ouvir e discutir com representantes de trabalhadores, com sindicalistas portugueses e de vários pontos da Europa. Encontrámo-nos, nomeadamente, com representantes da ABB e da Michelin; e também com promotores das Marchas pelo Emprego. E tirámos conclusões, consubstanciadas em 14 pontos, de que daremos formal conhecimentos à Presidência do Conselho. No essencial, é necessário, quanto a nós: - Adoptar políticas macro-económicas alicerçadas na dinamização da procura e dos investimentos públicos e no respeito por serviços públicos renovados, orientadas para o pleno emprego e que garantam um nível de emprego, em 2010, da ordem dos 75%; - garantir uma repartição do rendimento mais favorável ao trabalho, assegurar a tributação dos movimentos especulativos de capitais e combater a fraude e a evasão fiscais; - pôr travão às fusões e deslocalizações, em especial quando acompanhadas de despedimentos; - avançar com a redução do tempo de trabalho, sem diminuição de salários e sem degradação da qualidade do emprego; - rever as perspectivas financeiras da União e a respectiva aplicação (para mais em vésperas do alargamento); - apoiar decididamente as pequenas e médias empresas; - apostar forte num sistema de ensino renovado e em mais e melhor formação profissional; - pôr termo às discriminações de que são vítimas principais as mulheres e os jovens. É a esta luz e à luz da capacidade de se definirem objectivos concretos e devidamente quantificados e calendarizados neste domínio fulcral que analisaremos e julgaremos em definitivo os resultados da cimeira de Lisboa.

• União Europeia
  • Intervenções