Intervenção

Intervenção do deputado<br />Inundações em Moçambique

Senhor Presidente,Uma vez mais e à semelhança do que se verificou no ano passado somos confrontados com graves inundações em Moçambique de que resultaram um número considerável de vítimas e enormes prejuízos materiais; e uma vez mais queremos manifestar a nossa total solidariedade ao povo moçambicano e apelar à Comunidade e aos Estados membros para que reforcem o auxílio de emergência ao país.Quero referir a pronta disponibilidade do comissário Nielson para prestar declarações sobre este assunto à Comissão para o Desenvolvimento e em especial ao anúncio que aí fez de uma ajuda extraordinária a Moçambique. Ainda assim quero sublinhar a necessidade de se encontrarem formas mais rápidas, de maior coordenação e de efectiva mobilização de meios, especialmente dos Estados membros, para acudir a situações de emergência como a presente e com vista a assegurar, em particular, a evacuação de populações atingidas e em risco.Finalmente quero chamar a atenção para a necessidade e urgência de uma especial consideração da anulação da dívida moçambicana.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções