Intervenção de Honório Novo na Assembleia de República

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,
Sr. Ministro das Finanças,
Vamos a meio desta interpelação e eu gostava de esclarecê-lo sobre uma coisa: é que esta, ao contrário do que possa julgar, não o é uma interpelação sobre o enriquecimento mais lícito ou menos ilícito de antigos administradores da PT ou da Taguspark.
Portanto, escusa de confundir!
Percebemos bem que o Sr. Ministro das Finanças anda um pouco perturbado com toda a crise internacional. Mas isso não legitima a que, à falta de argumentos técnicos e políticos, o senhor utilize o populismo mais primário, típico da bancada da extrema-direita parlamentar — que, aliás, vimos aqui reproduzidos pelo Sr. Deputado Telmo Correia —, populismo, esse, que julgávamos não ser possível ouvir de um Membro do Governo que se reclama de esquerda.
Sr. Ministro, posso fazer-lhe uma pergunta? Ainda se lembra que este Governo é de esquerda? Ou já não se lembra?
Sr. Ministro das Finanças, o Governo mostra, finalmente, a agenda oculta, que escondeu dos portugueses na campanha eleitoral, mas, no PEC, a mentira eleitoral, «tal como o azeite», vieram à tona. São afinal 17 as empresas a privatizar. Fora o resto, Sr. Ministro! É capaz de nos dizer se não há o «resto» e o que é «o resto»?
Sabe, nesta sanha privatizadora e destruidora do Governo, nem a área financeira escapou, nem a área de seguros do Grupo Caixa escapou a esta fúria. Sabe quem está a rir-se, Sr. Ministro? É o PSD! O PSD, que defendeu sozinho a privatização do Grupo Caixa, é que está a rir-se.
E quem está ou deve sentir-se enganado pelo senhor é o Dr. Santos Silva, actual Ministro da Defesa Nacional, que aqui repetiu, vezes sem conta, que o PS, ao contrário do PSD, nunca iria privatizar o Grupo Caixa!
O Ministro Teixeira dos Santos, que vai ficar conhecido como o «privatizador», afinal também enganou o Ministro da Defesa, Dr. Santos Silva! É que, afinal, não era verdade!
E a pergunta surge, Sr. Ministro: quando irá o Governo anunciar a venda do resto do Grupo Caixa? Isto é, quando é que o PS vai fazer o que o PSD há tantos anos reclama?
Só que esta sanha do Governo passa também para as empresas industriais. É o caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Srs. Deputados, a maior empresa do distrito, uma empresa quase única regional e nacionalmente, de que dependem dezenas de empresas, centenas de postos de trabalho indirectos, um milhar de trabalhadores cujos postos de trabalho vão ser postos em causa!
Durante anos, geriram os Estaleiros à distância, a partir de Lisboa. Durante anos, prometeram encomendas — no tempo de António Guterres, de Durão Barroso, de Paulo Portas, de Sócrates —, encomendas sempre adiadas, muitas vezes anuladas. É por isso que os Estaleiros dão prejuízo, Sr.ª Deputada Assunção Cristas. É por isso! Durante anos, negaram-lhes apoios que outras empresas do mesmo tipo recebiam.
Por que é que o Governo — este e os anteriores —, deliberadamente, intencionalmente, quase criminosamente, diria eu, tendo em conta os interesses do País, deixaram degradar a gestão da empresa e impediram e negaram os apoios aos Estaleiros?!
Por que é que o Governo, em vez de ajudar a destruir empresas estratégicas, em vez de vender «por tuta e meia» empresas estratégicas, não opta, antes, por defender os interesses do País, por defender a nossa economia?
Sr. Ministro, é por aqui e não através do PEC ou dos PEC que se defende o País, que se defende Portugal!

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo