Sem que verdadeiramente tenha havido um contacto oficial com a autarquia de freguesia, parece estar determinado o encerramento da Escola do 1º Ciclo da freguesia de Sameiro, concelho de Manteigas. Trata-se de uma escola que tem ainda mais de 10 alunos e perspectivas de aumentar este número nos próximos anos.
Naturalmente este estabelecimento de ensino tem também uma enorme importância no combate à desertificação e na fixação de população num concelho e numa freguesia do interior.
A população mobilizou-se contra esta perspectiva, recolhendo mais de 300 assinaturas contra esta medida de encerramento. Consideram ainda que a escola que eventualmente viria a receber as crianças em causa não reúne condições adequadas para o efeito.
Trata-se de mais uma medida orientada por razões economicistas e com total desprezo pelas necessidades educativas e de desenvolvimento do território.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Exa., à Senhora Ministra da Educação, resposta às seguintes perguntas:
- Confirma a intenção de encerrar a escola do 1º ciclo de Sameiro – Manteigas?
- Em que razões fundamenta esta decisão?