Pergunta ao Governo N.º 1890/XII/2

Intenção relatada da eliminação do posto itinerante dos CTT da Freguesia do Sado, Concelho de Setúbal

Intenção relatada da eliminação do posto itinerante dos CTT da Freguesia do Sado, Concelho de Setúbal

O Grupo Parlamentar do PCP tem vindo a acompanhar com grande preocupação a nova ofensiva que está em curso visando os Correios enquanto empresa do sector público e enquanto serviço público fundamental às populações, à economia nacional, ao desenvolvimento regional e à coesão territorial.
Para além da intenção do encerramento de centenas de Estações dos CTT, que tem motivado a luta das populações, trabalhadores e utentes do serviço postal – e a denúncia e a intervenção do PCP na Assembleia da República – tomámos entretanto conhecimento da perspetiva que está criada por parte da administração da empresa, no sentido de retirar até mesmo o chamado posto itinerante que serve a freguesia do Sado, no Concelho de Setúbal.
Esta situação foi-nos relatada pelo Presidente da Junta de Freguesia do Sado, que assinalou que a medida de encerramento dos postos dos CTT foi rejeitada pela população e Junta de Freguesia, por ser uma medida que penaliza os interesses desta freguesia, pelo facto de esta se encontrar a mais de 5 km do próximo serviço dos CTT.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Governo, através do Ministro da Economia e Emprego:
1.Confirma o Governo a intenção de retirar o chamado posto itinerante dos CTT que serve a freguesia do Sado, no Concelho de Setúbal?
2.Tratando-se de um serviço com um papel tão importante para a população daquela Freguesia, como explica o Governo essa decisão?
3.Que medidas concretas serão desenvolvidas para salvaguardar a continuidade e melhoria do funcionamento do posto acima referido?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Assembleia da República