A recente queda de parte do telhado do edifício onde está instalada a Divisão de Trânsito da PSP do Porto, situada na Rua da Porta do Sol, confirma de forma eloquente a sucessão de denúncias que as associações socio profissionais da Polícia de Segurança Pública há muito tempo tinham vindo a fazer sobre a situação profundamente degradada em que se encontravam, e encontram, estas instalações da PSP.
Esta situação, que infelizmente não é única nem isolada, implica um risco muito grave para os profissionais da polícia que ali trabalham. Esta situação não dignifica o Estado nem dignifica as forças de segurança que são obrigadas a utilizar este tipo de instalações.
Importa que sobre a situação do edifício onde está instalada a Divisão de Trânsito da PSP o Governo informe com urgência sobre o que pensa fazer e quando.
Por isso se justifica plenamente que, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, o Governo, por intermédio do Ministério da Administração Interna, responda às seguintes perguntas:
1.Que tipo de intervenção global vai efetuar o Governo para repor a situação do edifício onde está instalada a divisão de Trânsito da PSP do Porto?
2.E que plano/projeto de intervenção para a remodelação daquele edifício é que o Governo dispõe? Quando é que tal projeto irá avançar e com que meios financeiros?
3.Quando é que o Governo estima que esteja terminada uma eventual remodelação geral deste edifício?