Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Informação e a promoção dos produtos agrícolas-promover os sabores da Europa

Apesar dos aspectos positivos deste relatório, como sejam a defesa da importância dos mercados locais e regionais e da promoção de produtos, ele não deixa de ser contraditório, ao apoiar e valorizar o actual modelo de produção agrícola - o mesmo que tem arrasado com o sector agrícola em vários países, em especial com a pequena agricultura e a produção familiar, comprometendo a sua soberania e segurança alimentares.
A afirmação de que "o sucesso dos agricultores europeus dependerá da sua capacidade de aumentar as suas quotas de mercado", é elucidativa da apologia de modelos produtivistas, de cariz exportador, que sacrificam a qualidade, a segurança e a soberania alimentares à "competitividade" de algumas, poucas, grandes explorações.
Não concordamos que a menção da origem europeia prevaleça como principal referência da origem do produto, seja no mercado interno, seja em países terceiros. A indicação de origem nacional, como hoje bem sabemos, é essencial para apoiar, valorizar e promover a produção nacional, as cadeias de abastecimento mais curtas e o funcionamento e valorização dos mercados locais e regionais. São medidas importantes (embora não suficientes) para contribuir para o equilíbrio da balança agro-alimentar dos países mais deficitários, como Portugal.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu