Pergunta ao Governo N.º 458/XII/2

Indícios graves de poluição da água da fonte em Ançã, Cantanhede, Coimbra

Indícios graves de poluição da água da fonte em Ançã, Cantanhede, Coimbra

O PCP teve conhecimento indícios graves de poluição da água da Fonte em Ançã, no concelho de Cantanhede em Coimbra.
Recentemente, esta Fonte começou a jorrar completamente turva e poluída. As preocupações das populações são enormes, pelos impactos que poderá ter para a vida das pessoas, para o turismo, para a piscina natural.
As precoupações estendem-se aos impactos para a Ribeira de Ançã, formada pelo grande caudal da nascente denominada de “Fonte de Ançã”, que rega as culturas nos campos a jusante da Fonte, até ao rio Mondego.
Esta Fonte que provém de um sistema aquífero de 40 km2, chegou a ter um caudal de cerca de 950 Lts, sendo um ex-libris da terra, e corre agora graves riscos de sucumbir.
Seria importante apurar a ligação entre este fenómeno de poluição e a exploração e extracção desenfreada de pedra, em grande escala, nas pedreiras a montante, na zona de Portunhos, potencialmente na causa deste desastre.
Tudo levará a crer que o sistema aquífero Ançã-Cananhede, que descreve um triângulo que passa por Andorinha, Fornos, Zambujeiro, Outil, Cordinhã, Portunhos e desagua na Fonte de Ançã está a ser destruído.
Para o PCP é urgente a defesa e preservação da natureza, designadamente neste caso, uma intervenção urgente, para que se apurem as causas e todas as responsabilidades da situação criada.
O apuramento de responsabilidades será indispensável para que se actue convenientemente, repondo toda a qualidade da água. Quanto mais tarde se realizarem estas diligências, maiores serão os prejuízos e os custos e mais difícil será travar e inverter este desastre.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministério da Agricultura,Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Que medidas urgentes vai o Governo para que a Fonte de Ançã seja defendida como um bem público que é da maior importância para o ambiente, o turismo, as culturas agrícolas, e a sua população?
2. Para quando está previsto o início desses trabalhos?

  • Ambiente
  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo