Um estudo recente (E.Panos and M.Densing, 2019. The future developments of the electricity prices in view of the implementation of the Paris Agreements: Will the current trends prevail or reversal is ahead?, Energy Economics, https://doi.org/10.1016/j.eneco.2019.104476) faz uma avaliação do impacto do pacote legislativo da UE “Energia Limpa” na evolução esperada dos preços da eletricidade nos mercados grossistas europeus até 2030, com base num ensaio para a Suíça, Alemanha, França, Itália e Áustria. O estudo aplica uma modelação baseada na teoria dos jogos em dois cenários: um cenário-base e outro mais exigente relativamente à redução de CO2.
Os resultados apontam para uma duplicação dos preços da eletricidade, relativamente aos preços atuais, no cenário-base, e para o quadruplicar dos preços no cenário mais exigente. Ademais, apontam igualmente para uma maior volatilidade dos preços. A crescente integração dos mercados poderá levar, em determinadas circunstâncias, à ocorrência de picos nos preços.
São resultados preocupantes, para os consumidores e para a economia em geral, que colocam na ordem do dia o questionamento do modelo neoliberal e a necessidade de controlo público das empresas do setor energético, assegurando a sustentabilidade das transformações a operar no setor.
Solicito à Comissão que me informe sobre a avaliação que faz do estudo mencionado e dos resultados preocupantes apresentados.