Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Impacto da crise no acesso dos grupos vulneráveis aos cuidados de saúde

Este relatório de iniciativa é bastante positivo, sublinhando uma série de problemas que as populações vulneráveis enfrentam no acesso aos cuidados de saúde.
O problema de acesso aos cuidados de saúde é exacerbado devido às consequências do aprofundamento da crise, como diz o relatório. Pensamos, no entanto, que é nas medidas tomadas em nome da potencial solução para esta crise que reside o principal problema. Neste aspecto, o relatório falha ao desresponsabilizar totalmente as políticas europeias pela implementação das medidas de austeridade nos EM.
O relatório critica as "medidas de redução" implementadas no sector da saúde, acompanhadas pela introdução de taxas moderadoras, do aumento de despesas não reembolsáveis e nos cortes aos cuidados de saúde preventiva.
Foram aprovadas duas alterações que propusemos que valorizavam os serviços públicos – de propriedade pública e gestão pública, com participação democrática dos seus utentes - e pediam uma maior consolidação dos serviços nacionais de saúde para fazer face às necessidades das populações, nomeadamente dos grupos mais vulneráveis.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu